top of page

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Tecnologia da Informação: Vantagens e Uso Moderado

  • Foto do escritor: Gabriela Mota
    Gabriela Mota
  • 18 de mai. de 2014
  • 3 min de leitura

O avanço das tecnologias atuais, como tantas outras coisas, possuem suas vantagens e desvantagens. Apesar de trazer o vício que pode chegar a ser até uma doença, como já mencionado, essa também traz muitos pontos positivos que podem contribuir na vida da população.


A internet nos possibilita ultrapassar muitas barreiras e uma delas é a da distância. A redução de distâncias nos permite falar e ver uma pessoa que pode estar, por exemplo, do outro lado do mundo, fazendo com que as barreiras impostas por quilômetros de diferença entre alguém, sejam quebradas. Outro exemplo a ser usado é a velocidade com que a informação é repassada. Essa velocidade pode ser utilizada de muitas maneiras que ajudariam várias pessoas. As notícias chegam a cada vez em mais pessoas e em menos tempo. E há também a facilidade do acesso ao conhecimento.


Podemos encontrar de tudo no mundo virtual, se há algum questionamento, podemos navegar por diversos sites sobre o assunto, até encontrar o esperado. Vivemos na cultura do conhecimento e esse conhecimento precisa ser espalhado de forma prática e certa, alcançando cada vez mais receptores. O governo pode, com a internet, criar programas e modelos educacionais mais amplos, que contribuiria com a população.


Podemos citar também como vantagem a conveniência proporcionada pela internet. Seu uso é rápido e fácil e podemos encontrar quase tudo que precisamos com alguns cliques. É possível fazer compras, encontrar documentos, realizar o pagamento de contas, encontrar endereços de lugares, assistir a algum programa de interesse próprio, entre várias outras utilidades que facilitam muitas coisas.


Estar na web significa estar conectado ao mundo. Não apenas ao seu estado ou país, mas aos cinco continentes, sem fronteiras para expandir os seus negócios, sem empecilhos para chegar até os seus clientes. Esta é a grande vantagem de se estar na internet, uma aldeia global que cresce a cada dia, que recebe milhões de acessos diariamente, que vende mais de 10 bilhões de reais anualmente somente no Brasil. (W2N, 2013)


A inclusão digital, criada pela tecnologia de informação, é outro ponto de vantagem forte. As redes sociais estendem as relações entre mais indivíduos, assim podemos conhecer pessoas que nem imaginaríamos conversar algum dia, além de outras culturas e costumes diferentes, podendo ampliar o ciclo de amizade, e claro, o de conhecimento. Além disso, o mundo todo está em nossas mãos com o acesso a internet, podemos viajar por qualquer país, conhecendo seus povos, seus lugares mais belos, seus pontos turísticos, seus habitantes e muitos outros pontos apenas com um acesso rápido e fácil.


Estamos sempre aprendendo algo novo a todo tempo. Com essa forma de tecnologia temos mais liberdade de estar em diversos lugares ao mesmo tempo, de conhecer pessoas novas, de ampliar nosso conhecimento sobre algo do interesse. Desta forma podemos ultrapassar barreiras impostas com muita facilidade, nunca foi tão fácil conhecer e explorar o mundo todo.


Em um período onde as mídias sociais estão integradas, em praticamente todas as plataformas digitais, comentários e críticas sobre o vício estão cada vez mais comuns. Mas a questão atual é, em meio a tantos pontos negativos será que existe algum mérito ou beneficio no uso da rede? A verdade é que já estão começando a mudar seus conceitos em relação à internet.


Nas empresas, por exemplo, permitir o acesso às redes sociais pode ajudar a equipe a se relacionar com outras pessoas e comunidades de interesse mutuo, e com isso, conseguir informações relevantes para aprimorar o trabalho, como conta o consultor de negócios Pedro Guimarães. O que pode ser interessante, pois já era comprovado que intervalos regulares favorecem a concentração e aumentam a produtividade, não só no trabalho, como também no âmbito escolar. Portanto, é importante estar conectado as mídias sociais, contanto que de forma moderada, e sabendo respeitar os limites.


Lidar com esses novos meios de comunicação será uma eterna fonte de problemas. Se uma pessoa está dentro da empresa e usando recursos da companhia, tudo o que ela faz é considerado inerente ao seu trabalho. O que ela faz no ambiente de trabalho diz respeito ao trabalho, é um problema. Proibir é praticamente ineficiente, quando não impraticável, é possível acessar sites bloqueados pela equipe de tecnologia da informação por meio de outros endereços eletrônicos. A contrapartida é o que interessa, porque o “Youtube” ou outro compartilhador de vídeos é um meio de instruir o funcionário, de passar informações úteis ao seu trabalho. A Unysis, por exemplo, tem um canal no Youtube com mais de 50 vídeos para funcionários e clientes. Outro aspecto importante é estabelecer relacionamentos com pessoas fora da empresa que podem ajudar a desempenhar as funções atuais. Isso tem um valor enorme para o desenvolvimento profissional. Sua capacidade de se relacionar com as pessoas está sendo multiplicado com o uso da tecnologia. (VILLELA, 2011)

Comments


PROCURE POR TAGS: 

bottom of page